sábado, 16 de janeiro de 2016

O medo de ter que recorrer ao plano B


São muitos candidatos para poucas vagas e é muita cobrança para pouco reconhecimento. Mais de cinco milhões de estudantes aguardavam ansiosamente o resultado do Enem e com ele, seu futuro brilhante... ou nem tanto assim. O nervosismo e a ânsia pela aprovação podem prejudicar o desempenho daqueles que tanto se dedicaram aos estudos.
A ansiedade é comum perante ideia de mudança. A expectativa leva a alterações físicas e mentais, como dificuldade de concentração, tensão muscular, dores de cabeça e gástricas, sudorese dentre outros. Quanto mais exigente é a pessoa, mais ela sofre o impacto desses sintomas, pois a cobrança própria é muito grande e, em uma sociedade competitiva, ninguém quer perder.
O desempenho é medido por meio de uma prova teórica, não considerando outros aspectos como inteligência emocional e capacidade de colocar em prática a teoria, por exemplo. Cada pessoa tem facilidade em um tipo de avaliação, o que faz do vestibular uma ferramenta igual, porém não justa. O recomendado a todos é apenas o autocontrole.
Como controlar a ansiedade? Reserve um tempo para o lazer. Sabe aquela expressão de que o jovem “ficou louco de tanto estudar”? Então, sem uma pausa, seu cérebro não agüenta e a pessoa começa a apresentar uma ruptura com o mundo externo, já que o único pensamento no momento é o vestibular. Assim, a pessoa pode começar a falar sozinha, esquecer de se alimentar e de dormir. Lembre-se que foco é diferente de exclusividade. Dê mais atenção aos estudos, mas não se esqueça de parar para respirar.

O psicológico interfere imensamente no desempenho em momentos de cobrança e a falta do controle da ansiedade pode lhe fazer esquecer toda a matéria estudada. Por isso, o importante é lembrar que o desempenho no vestibular não define se a pessoa terá sucesso ou fracasso na vida. A prova é apenas uma porta de entrada para uma nova fase, assim como depois virão os concursos públicos na vida adulta. Não tenha medo de recorrer ao plano B, seja este ir direto para o cursinho ou tirar umas férias curtas para relaxar antes de voltar aos estudos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário